Visão errada de liderança

Muitos colaboradores, ao serem promovidos a cargos de chefia cometem vários erros de liderança nos primeiros meses (quase sempre por inexperiência); outros permanecem errando por anos. Muitos acham que liderar é mandar, oprimir, ficar perseguindo para descobrir alguma falha para depois providenciar a “devida punição”.  Não há dúvida de que esses profissionais não conhecem o verdadeiro conceito de liderança.

Assim, há muitos casos de pessoas que são levadas a liderar equipes e não obtêm êxito nessa difícil tarefa, sendo na verdade, alvo de vexame. Liderar realmente não é uma tarefa fácil, uma vez que muitos não possuem para isso a necessária habilidade. Há líderes que entram na função apenas para mandar e apontar o dedo e nunca estendem a mão! Usam o poder e não conquistam nenhuma autoridade.

Quando usado de forma autoritária, o poder deteriora os relacionamentos. Se você impõe sua vontade, com o passar do tempo vai perceber o aparecimento de muitos sintomas desagradáveis. (HUNTER, 2006, p. 33).

Um dos inúmeros sintomas desagradáveis que podem surgir nas organizações de trabalho é o que faz com que os subordinados passem a competir entre si acirradamente, provocando a desunião do grupo. Magoam-se uns aos outros sem perceber que estão com a sua moral baixa ou desmotivados, situação causada devido à má liderança de seus superiores. Passam então a não suportar o momento de ir para o trabalho e isso reflete inclusive em sua vida pessoal.

Além do que já foi citado, temos alguns outros sintomas que um profissional mal liderado poderá apresentar:

  • Falar mal da empresa para os clientes;
  • Não atender bem aos clientes;
  • Não fazer hora extra quando solicitado;
  • Não cuidar do uniforme adequadamente;
  • Descuidar-se da higiene pessoal;
  • Relaxar a postura no ambiente de trabalho;
  • Dependendo da índole, poderá causar prejuízos financeiros como quebrar objetos ou equipamentos de uso comum utilizando-se do anonimato;
  • Existem casos em que os colaboradores insatisfeitos passam informações sigilosas para empresas concorrentes;
  • Outros sintomas.

Maus líderes, não ajudam no desenvolvimento das pessoas e das organizações pois não gostam de partilhar conhecimento nem de delegar responsabilidades. Do contrário, acham que tais instrumentos são uma ameaça à sua posição de comando e acabam fazendo a linha “centralizador”. Não confiam em ninguém.

Para formar uma boa equipe de profissonas é necessário muito mais ENSINAR com paciência do que ameaçar e criar clima de pressão. A pressão existe por si só, ela é um fator de mercado e não precisa ser reforçada e sim aliviada. Claro que existem trabalhadores relaxados que só funcionam com elevadas cobranças mas não é preciso que todos paguem o preço por causa de alguns.

No sistema de segurança privada, o profissional mais importante é O VIGILANTE! É ele que faz o serviço, ele é o homem de frente, o operador do sistema. É ele que tem que estar em melhores condições de conhecimento.

ERROS MAIS COMUNS DE LÍDERES FRACOS:

  • Chamar a atenção em público;
  • Nunca elogiar;
  • Não fazer nenhum favor a seus subordinados;
  • Escalar o subordinado repetidas vezes em locais que sabe que ele não gosta;
  • Mudar o horário do subordinado sem prévio acordo ou aviso;
  • Não considerar que o subordinado tem outros compromissos fora do trabalho;
  • Fazer mudanças na rotina do subordinado sem explicar os motivos;
  • Fazer aquilo que o subordinado é proibido de fazer (faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço);
  • Não fazer nem aceitar qualquer momento de descontração no ambiente de trabalho;
  • Ser explosivo, impaciente e nada fazer para melhorar;
  • Fazer brincadeiras que envergonham o trabalhador;
  • Fugir da responsabilidade. Não assumir o que diz.

Para não sermos muito prolixos, afirmamos que a liderança pode ser desenvolvida ao longo do tempo por meio das experiências vividas no dia a dia, através da interação com outros líderes e principalmente através do estudo. Passado algum tempo, o profissional descobrirá que existem parâmetros ideais que nortearão o modo como ele deverá se portar no relacionamento com seus subordinados evitando que seja duro demais ou que venha a ser muito permissivo.


8 comentários sobre “Visão errada de liderança

  1. O bom desempenho do profissional e saber dialogar com as pessoas que trabalham com vc dia a dia pra que tenha um bom relacionamento com o grupo de profissionais pra que nunca tenha um desentendimento em desejável, e principal papel de um supervisor e saber abonar um profissional em serviço pra que o mesmo não venha ficar chateado com vc.

    Curtir

  2. 13.11, dia da publicação deste artigo também é dia do profeta gentileza que sabiamente dizia: “Gentileza, gera gentileza”.
    Está frase deve estar contida em nossa vivência em tudo que fazemos, não é ser anti confronto mas proporcionar um ambiente onde pode-se discutir para crescimento de todos. Cada cabeça um pensamento, o diálogo, a abertura da liderança, o uso da empatia, o Fred back são primordiais para o engrandecimento de todos e um ambiente salutar.
    Afinal, quem não gosta de ser bem tratado? Revidar na mesma proporção é mais fácil quando se quer apenas brigar, mas resolver e procurar uma solução é mais cansativo ou até demorado, o que muitos não querem.
    A melhor força de parar um ataque é desarmar o ofensor, tirar-lhe a arma.
    Liderar é enxergar o que chefes não enxergam!

    Curtir

  3. Positivo eu estou na área de segurança à mais de 30 anos, conheço um bom líder logo nos primeiros diálogos! Posso apontar o grande amigo Daniel com quem tive o prazer de trabalhar, como um bom líder e acima de tudo conquista amizades por onde passa, valeu meu garoto um abraço!!!!

    Curtir

  4. Meu amigo é a mais pura verdade quer conhecer o homem der “poder” a ele infelizmente em todas as profissões existem esses tipos de pessoas. Mas a nossa escola nos ensinou a camaradagem um ajudar o outro com disciplina e a hierarquia!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s