O poder das crenças

Se quisermos nos tornar grandes profissionais nunca devemos para de caminhar na direção do conhecimento e do engrandecimento pessoal. Devemos ter uma coisa em mente: Nunca querer ser grande para fazer os outros menores, mas para poder ajudá-los. A única coisa que pode impedir o nosso desenvolvimento e sucesso são as crenças negativas., nossos próprios pensamentos.

Grande parte das crenças é formada na infância. Ficam em nossa mente como se fossem “marcadas a ferro”. São construídas com base no que observamos de todos os que estiveram à nossa volta (pais, amigos, professores, colegas, etc.).

Crenças positivas

“sou bonito (a)” / “sou inteligente” / “cada um de nós tem tudo o que precisa para vencer” / “se alguém pode aprender essa coisa eu também posso”.

Crenças negativas

“sou gordo” / “não faço nada direito” / “não sei lidar com dinheiro” “não consigo emagrecer” / “não consigo ler um livro”

As crenças negativas atrapalham nosso desenvolvimento pessoal, profissional, financeiro, emocional, afetivo, etc.

Para combater as crenças negativas é preciso usar técnicas que vão enfraquecê-las. Uma dessas técnicas é desafiá-las:

     NÃO DIGA: “sou gordo”, DIGA “estou gordo” (significando que pode mudar a situação). Se a quantidade de quilos a emagrecer for muito grande (20 kg) deve-se pensar em metas pequenas (emagrecer 5 kg em cada etapa) assim fica muito mais fácil seguir passo a passo até chegar ao objetivo final.

Ao crer que não consegue ler um livro, deve-se estabelecer uma meta de uma página por dia e depois aumentar aos poucos. Se ainda assim não conseguir, busca-se então outro livro mais interessante. Continuar lendo um livro ruim apenas para dizer que lê livros é perda de tempo e tempo é algo muito valioso para se perder.

Este texto é um resumo de um material chamado “A programação neurolinguística e a sua vida pessoal” de responsabilidade da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) que foi criada em 1981.

A PNL (programação neurolinguística) tem ajudado muitas pessoas no mundo todo a se tornarem muito mais capazes. Procure vídeos e textos gratuitos na internet sobre esse assunto e solte as amarras que seguram o seu desenvolvimento.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s